Como usar as trends em conteúdos de redes sociais da sua marca?

Saiba quando e como utilizar as trends na sua estratégia de conteúdo!

As trends têm sido cada vez mais utilizadas por quem quer ver crescer o perfil nas redes sociais. Mas, para usar uma trend é preciso ir muito além do que apenas reproduzir um conteúdo viralizado. É preciso fazer sentido com a estratégia e o posicionamento de cada marca.

O que são as trends?

Antes de entender como utilizá-las, vamos entendê-las. O termo trend vem da língua inglesa e significa “tendência”. Nas redes sociais, são conteúdos que atingem um pico de popularidade por um curto período tempo, tornando-se viral por uns dias ou semanas.

O uso da trend exige ainda mais agilidade que o marketing de oportunidade, que é quando se utiliza de uma data comemorativa, um acontecimento da atualidade, uma tendência de mercado ou até mesmo uma ação da concorrência, para promover um produto ou serviço da empresa.

As trends podem ter diversos formatos, danças, sons, desafios, brincadeiras, dublagens… É preciso analisar, usar criatividade e fazer adaptações necessárias.

Tem um jeito certo de utilizar trend?

Como tudo no marketing, é importante entender o que faz sentido com os objetivos do seu negócio, o posicionamento da marca e o público-alvo. Seguir a tendência é apenas o primeiro passo, mas como você vai fazer isso é que faz toda a diferença.

Nesse tipo de estratégia, a chave é usar a trend para disseminar alguma informação importante. Lembre-se de trazer a personalidade da marca, a identidade e a linguagem alinhados com a estratégia. Assim, além do conteúdo fazer mais sentido, você consegue se destacar e criar conexão com seu público-alvo.

Aproveite recursos da própria plataforma que estejam em alta, como músicas, sons, efeitos, além de utilizar as hashtags da trend e criar sua própria hashtag. Outro ponto relevante é investir na qualidade do conteúdo, na captação de imagem e áudio, na edição e preserve a identidade visual da marca.

O que eu ganho usando as trends?

Elas fazem parte de uma estratégia de atração e, por serem conteúdos virais, costumam ter uma entrega maior da própria plataforma, atingindo o público de maneira totalmente orgânica.

Porém, é sempre bom estar atendo ao desempenho desse tipo do postagem, observando alcance, interações, comportamento dos seguidores. As métricas são guias essenciais para a tomada de decisões e mudanças no planejamento. Por isso, sempre analise os resultados!

Sua empresa precisa de conteúdos que acompanhem as trends do momento? A Órbita pode te ajudar! Somos uma agência de marketing digital, que faz comunicação com estratégia e traz resultados reais.

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